Avançar para o conteúdo principal

PROPRIEDADES DA GANODERMA LUCIDUM

GANODERMA  LUCIDUM

Reishi

      Fungo que pertence à classe dos Políporos e não é comestível e è conhecido por Ling Zhi, Reihsi, Cogumelo Rei e cogumelo da imortalidade.
      Antigamente só o ganoderma selvagem estava disponível e era classificado pela cor em seis tipos: o vermelho (Akashiba), o azul (Aoshiba), o branco (Shiroshiba), o preto (Kuroshiba), o amarela (Kishiba) e o roxo (Murasakishiba), conforme Kenson (1988) e Jung & Birmingham (1992).
      Actualmente já é possível cultivar em laboratório Ganoderma Lucidum Vermelho
Cultivo:
      A forma de cultivar um cogumelo decompositor pode variar entre a inoculação de troncos (não compostados) e compostos de serradura (Compostados).

Propriedades medicinais:
      A propriedade medicinal para a qual este cogumelo tem sido mais intensamente investigado é a actividade antitomural.
      O maior sucesso deste cogumelo tem sido alcançado nesta área, que produzem compostos que retardam o desenvolvimento tumoral. Os componentes de alto teor molecular com efeitos tumorais mediados por uma resposta do hospedeiro em fungos soão as hecteroglicanas, quitina, peptídeoglicanas, proteoglicanas, lecitina, ácidos nucleicos (RNA), polissacaridios não digeríveis (fibras dietéticas) e B-D-glinacas (Mizuno e tal., 1995).
Alguns destes compostos são amplamente comercializados em diversos Países, com nomes como Krestin, Lentinan e Schizoplillan.
Estudos com Ganiderma Lucidum indicam que os ácidos triterpênicos actuam sobre a membrana celular, dificultando a entrada de vírus nas células e, podem assim ter um efeito sobre o HIV (Miles & Chang, 1997).
Testes com fracções do cogumelo mostram também efeito inibitório da actividade da transcriptase reserva uma DNA di vírus (forma capaz de se intregar ao DNA do hospedeiro), encontrada nas retroviroses, como o sarcoma de Rous e a SIDA (fonte naturalmed).
Investigadores, através de análises químicas, identificaram alguns componentes que o Ganoderma Lucidum contém: alcalóides, Nucleotideos, Polissacarideos, Protainas, Esteroides, Triperpeno e  ácido Lipideo insaturado .
Estes componentes podem ser utilizados em aplicações medicinais, com acções cardiotonicos, inibidores tomorais, inibidor da agregação plaquetária, relaxante muscular, analgésico, imunoestimulante, potenciador de síntese proteica e metabolismo do ácido nucléico. Antialergénico de largo espectro, imunomodulador, ant-hepatóxico, inibidor de libertação histamínica, anti-hipertensivo ACE inibição, anibidor de síntese de colesterol.
Valores nutricionais do Ganoderma:
Proteinas: 20%
Ácidos gassos insaturados 74%
Titamina B1, Riboflavina B2, Biotina B7.
Minerais como o potássio.
Modo como aparece no mercado:
Pode aparecer em forma de cápsulas, líquidos, xarope, pó ou desidratado.

Embalagem de 30g de chá de Ganoderma lucidum (Reishi) em laminas
Preço - 5,2 € 

Comprar 









Referencias a estudos:
www.ganocafeglobal.com/.../ESTUDIOS%20VARIOS.%20GANODERMA%20LUCIDUM.doc -    

Mensagens populares deste blogue

Instruções de Cultivo de Cogumelos em Troncos - Nível I

CULTIVO DE COGUMELOS EM TRONCOS INSTRUÇÕES NÍVEL I     1. MATERIAL NECESSÁRIO: · Micélio ou “sementes” de Cogumelo em cavilhas; · Tronco de madeira recém cortado com 15 a 20 cm de diâmetro; · Berbequim; · Broca de madeira de 8 mm; · Martelo de borracha; · Limitador para broca · Álcool etílico a 70%; · Luvas látex. 2. MICÉLIO OU SEMENTE: A primeira etapa para quem decide produzir cogumelos comestíveis e/ou medicinais em troncos de madeira é a obtenção de Micélio ou “sementes”  de cogumelos em cavilhas de madeira de boa qualidade. condição essencial para uma boa produção de cogumelos. A Aromas e Boletos comercializa Micélio ou “sementes” de Cogumelo de várias espécies comestíveis e medicinais em cavilhas de madeira de faia, com Certificação Biológica (Certiplanet PT-BIO-04) , em embalagens de 50 e 1000 unidades.  3. SELECÇÃO E CORTE DOS TRONCOS: Não usar: árvores de fruto  ou resinosas. Medidas preferenciais:  1 m (comprimento)  x 15 a 20 cm

CASTANHEIROS HÍBRIDOS

Castanheiros híbridos (imunes à tinta) produtores de castanha e de Cogumelos  Boletus edulis        Os castanheiros Aromas e Boletos procedem da multiplicação vegetativa a partir de plantas mãe superiores, obtidas pelo cruzamento entre C. crenata (Castanheiro Japonês) e Castanea sativa (castanheiro europeu) .  a hibridação confere a estas plantas resistência à tinta (Phytophtora spp) e alguma resistência à doença do cancro (Chyphonectria parasítica) , alem de um elevado vigor, precocidade, produtividade e qualidade do fruto.               Depois de terem sido realizados estudos das relações genéticas entre três espécies de castanheiro ( C. crenata, Castanea sativa e C. mollissima )   recorrendo ao coeficiente de similaridade e Nei (1979) e ao método de análise de "Cluster" UPMGA, apurou-se que os clones de castanheiro são híbridos entre Castanea sativa (Castanheiro europeu) e C. crenata (castanheiro Japonês) .   Rentabilize  o seu souto, também com

Anéis de Fadas - Círculos ou arcos de cogumelos

Anéis de fadas (Círculos ou arcos de Cogumelos)   Os anéis de fadas aparecem descritos em diversas obras das artes plásticas e literárias, (até mesmo Shaekespeare os mencionou num trecho de A Midsummer Night's Dream “Sonho de Uma Noite de Verão”). Sendo esta uma peça teatral, uma comédia escrita em meados da década de 1590. Não se sabe ao certo quando a peça foi escrita e apresentada ao público pela primeira vez, mas crê-se que terá sido entre 1594 e1596. Alguns autores defendem que a peça possa ter sido escrita para o casamento de Sir Thomas Berkeley e Elizabeth Carey, em Fevereiro de 1596. Não existe uma fonte direta que tenha servido de inspiração para a peça, ainda que se possam encontrar elementos relacionados com a mitologia greco-romana e respetiva literatura clássica. Pensa-se que Shakespeare tenha escrito o "Sonho de uma noite de verão" sensivelmente ao mesmo tempo que o Romeu e Julieta e, de fato, existem muitos pontos de contacto e